“O Novo Sempre Vem”, o último episódio de “Nos Armários dos Vestiários”, reflete sobre o comportamento que os atletas homossexuais adotam no futebol para se proteger. E foi com direito a mais uma entrevista histórica para o futebol brasileiro: em conversa com a apresentadora Joanna de Asiss, o ex-goleiro Emerson Ferretti revela ser gay.
“Eu vou falar de uma coisa que eu sempre escondi, procurei esconder. Aprendi que precisava esconder para poder sobreviver. E nisso foram cinquenta anos fazendo isso.”
Emerson Ferretti, ex-goleiro
O atleta revelado pelo Grêmio e com passagens por Flamengo e Bahia conta que sempre sonhou em ser jogador de futebol profissional. Entretanto, ele sempre soube que crescer em um lar conservador tornaria mais duros todos os processos de amadurecimento e realizações pessoais e profissionais. Emerson dá o seu relato sobre ser gay no futebol.
“Eu entregava desempenho e entregava um comportamento perfeito, exemplar. Era profissional ao extremo para não chamar muito a atenção, chamava pelo meu trabalho e não pelo meu comportamento”, relembra.
A coragem de Emerson remete a outros profissionais do futebol brasileiro que também resolveram dizer quem são. Nos programas anteriores de Nos Armários dos Vestiários, o comentarista e ex-jogador Richarlyson, além do árbitro FIFA Igor Benevenuto, se tornaram o centro das atenções com suas declarações sobre sexualidade e machismo no futebol. E o tema virou assunto no mundo.
“O Novo Sempre Vem” é mais um episódio do podcast mais expressivo do futebol brasileiro, produzido pela Feel The Match em parceria com o GE, apresentado por Joanna de Assis e William de Lucca . Ouça agora nas plataformas de streaming de áudio!
C’mon n feel.