O quinto episódio de Nos Armários dos Vestiários aprofundou as investigações sobre o machismo tóxico e estrutural do futebol e mostrou um capítulo à parte na luta de quem busca espaço no esporte: a Ligay, uma liga nacional de futebol criada especificamente para abrir espaço para times formados por atletas gays.
Hoje a Ligay também realiza a Champions Ligay, cuja primeira edição ocorreu no dia 25 de novembro de 2017, no Rio de Janeiro (RJ). A competição fortalece a participação de homens homossexuais no futebol e fomenta a diversidade dentro e fora de campo.
“Na primeira Ligay eram 8 times, inclusive 2 times foram criados meses antes pra ter quórum pra disputa. Hoje a Ligay tem 40 equipes filiadas, com 3.000 atletas cadastrados. Temos catalogadas no Brasil 94 equipes LGBTs e a nossa meta é chegar ao final do ano de 2023 com essas 94 equipes participando da Ligay, e a gente teria aí uma média de 10 mil atletas.”
Carlos Renan Evaldt, atual presidente da Ligay e atleta do Magia Sport Club
O machismo no futebol é mais um capítulo do primeiro podcast do Brasil que se debruça sobre a homofobia do futebol, produzido por Feel The Match e GE e disponível em todas as plataformas de streaming do Brasil. Curtiu? Então compartilha!
C’mon and feel