O sexto episódio do podcast Nos Armários dos Vestiários aborda o conservadorismo nas redações esportivas e amplia a investigação sobre o machismo na imprensa esportiva. Mulheres, pessoas LBGTQIA+ e homens que são vistos sob um estereótipo gay são os mais afetados pelo preconceito.
Jornalistas que são alvo dessa censura de gênero expõem o ambiente da imprensa esportiva, que não aceita outro tipo de personalidade que não seja a do homem hétero viril.
Além disso, Joanna de Assis e William de Lucca relembram casos polêmicos em que os veículos de comunicação foram responsáveis por propagar os discursos machistas e homofóbicos das torcidas. Os comentaristas e ex-atletas Caio Ribeiro e Richarlyson, que foram um dos mais atingidos pelas manchetes tendenciosas, também contribuem neste debate.
“Quando eu entrei a audiência não estava acostumada. Então, uma das coisas que eu mais ouvi era: ah, tá aí só porque é mulher, tá aí porque é bonitinha. Nada era porque eu realmente estava preparada para estar ali.”
Ale Xavier, apresentadora do Passa a Bola
“O Elefante na Redação” é mais um episódio do podcast que está jogando luz ao ambiente machista e homofóbico do futebol, e o foco dessa vez é o machismo na imprensa esportiva. Ouça nas plataformas de streaming de áudio!
C’mon and feel!