Fizemos uma lista com as melhores músicas de futebol. Futebol e música sempre estiveram ligados. Nas comemorações, na melancolia da derrota, no embalo da torcida nas arquibancadas. Sua canção favorita não está aqui? Fique tranquilo. Sabemos que cada um tem a sua música predileta. Depende da lembrança que isso te proporciona. Essa é a nossa versão. Quem sabe esse artigo não faça você lembrar de alguma?
O Campeão (Domingo Eu Vou Ao Maracanã) – Neguinho da Beija-Flor
Futebol e samba. Uma genuína mistura do sangue brasileiro. Neguinho da Beija-Flor conseguiu colocar nessa melodia a atmosfera de uma arquibancada. Essa aqui, com certeza, você já cantou no estádio.
“Domingo, eu vou ao Maracanã
Vou torcer pro time que sou fã!”
Na Cadência Do Samba (Que Bonito É)
Essa música mexe com a nostalgia de qualquer torcedor. Música tema do emblemático Canal 100. Não tem como não cantarolar essa melodia quando começa a tocar.
Replay (O meu time é alegria da cidade) – Trio Esperança
Mais uma canção com forte ligação da nostalgia. Quantas emissoras de rádio não tocavam o refrão dessa música na hora do gol? “É Gol! O meu time é alegria da cidade!”.
Romário – Pedro Camargo Mariano
Pedro Camargo Mariano conseguiu fazer um mix de ritmos nessa música: MPB com uma batida eletrônica. E com essa composição ele deu uma assistência pro Romário. Um golaço essa música. Combina bem com o documentário d’O Cara, na HBO Max.
Sou Ronaldo – Marcelo D2
Se tem Romário, tinha que ter Ronaldo. O ídolo do penta ganhou uma música na voz do Marcelo D2. Um rap leve, com batida tímida mas com uma letra bem bacana.
Ponta de Lança Africano (Umbabarauma) – Jorge Ben
Talvez o maior cancioneiro de músicas futebolísticas do mundo. Jorge Ben tem música para craques, para torcida, tem até música para zagueiro! A única música brasileira na lista das 500 músicas consideradas “As melhores da história” pela Revista Rolling Stones é Ponta de Lança Africano (Umbabarauma). Jorge Ben Jor é descrito pela publicação como um “artista versátil”. Umbabarauma é uma das mais famosas músicas de futebol do Brasil. Por aqui, colocamos a versão do Jorge Ben com Mano Brown, dos Racionais.
É uma partida de futebol – Skank
Qual brasileiro que gosta de futebol e não conhece essa música? Difícil, né?! Você pode não gostar, mas conhece bem os riffs dessa canção. Plus para o clipe, que foi gravado em um jogo de Atlético x Cruzeiro, no Mineirão. Alguns trechos foram gravados no Maracanã (essa você não sabia).
País do Futebol – Mc Guimê e Emicida
Rap e periferia também se identificam com o futebol. Mc Guimê fez uma parceria com o Emicida e fez essa baita música. O clipe mostra a molecada jogando no terrão e olha – tem uma participação especial de um craque no clipe. Quem sabe a letra, sabe quem participa. A batida da música é bem alto astral e envolvente.
Camisa 10 – Luís Américo
Música feita na Copa de 74. Com a saída de Pelé do time, a torcida brasileira ficou apavorada sobre quem assumiria a camisa 10. Luís Américo faz uma provocação ao técnico na época: “quem é que vai no lugar dele?”.
Não me arrependo desse amor – Attaque 77
A paixão argentina pelo futebol pode ser traduzida nessa música. “Não me arrependo desse amor” é a música mais cantada por torcidas do país vizinho.
El baile de la gambeta – Bersuit Vergarabat
We Are One (Ole Ola) – Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte
La La La – Shakira
Mais uma música da Copa do Mundo de 2014. Com participação de Carlinhos Brown, a música competiu com “We Are One” na posição de tema oficial. O clipe é genial, com a participação de vários craques.
Waka Waka (This Time for Africa) – Shakira
Waving Flag – K’naan
War on the Terraces – Cockney Rejects
Nem só de Samba e Rap se faz músicas de futebol. Há espaço também para gêneros como o Punk Rock. Cockney Rejects aparece por aqui com uma suposta guerra nas arquibancadas – é o que diz o refrão. Por favor, amigo. Nós queremos paz! Os caras do Cockney tem o bônus de serem fanáticos pelo West Ham.