Músicas de futebol: as melhores na nossa preferência
Aumenta o som

Fizemos uma lista com as melhores músicas de futebol. Futebol e música sempre estiveram ligados. Nas comemorações, na melancolia da derrota, no embalo da torcida nas arquibancadas. Sua canção favorita não está aqui? Fique tranquilo. Sabemos que cada um tem a sua música predileta. Depende da lembrança que isso te proporciona. Essa é a nossa versão. Quem sabe esse artigo não faça você lembrar de alguma?

O Campeão (Domingo Eu Vou Ao Maracanã) – Neguinho da Beija-Flor

Futebol e samba. Uma genuína mistura do sangue brasileiro. Neguinho da Beija-Flor conseguiu colocar nessa melodia a atmosfera de uma arquibancada. Essa aqui, com certeza, você já cantou no estádio.

Domingo, eu vou ao Maracanã
Vou torcer pro time que sou fã!”

Na Cadência Do Samba (Que Bonito É)

Essa música mexe com a nostalgia de qualquer torcedor. Música tema do emblemático Canal 100. Não tem como não cantarolar essa melodia quando começa a tocar.

Replay (O meu time é alegria da cidade) – Trio Esperança

Mais uma canção com forte ligação da nostalgia. Quantas emissoras de rádio não tocavam o refrão dessa música na hora do gol? “É Gol! O meu time é alegria da cidade!”.

Romário – Pedro Camargo Mariano

Pedro Camargo Mariano conseguiu fazer um mix de ritmos nessa música: MPB com uma batida eletrônica. E com essa composição ele deu uma assistência pro Romário. Um golaço essa música. Combina bem com o documentário d’O Cara, na HBO Max.

Sou Ronaldo – Marcelo D2

Se tem Romário, tinha que ter Ronaldo. O ídolo do penta ganhou uma música na voz do Marcelo D2. Um rap leve, com batida tímida mas com uma letra bem bacana.

Ponta de Lança Africano (Umbabarauma) – Jorge Ben

Talvez o maior cancioneiro de músicas futebolísticas do mundo. Jorge Ben tem música para craques, para torcida, tem até música para zagueiro! A única música brasileira na lista das 500 músicas consideradas “As melhores da história” pela Revista Rolling Stones é Ponta de Lança Africano (Umbabarauma). Jorge Ben Jor é descrito pela publicação como um “artista versátil”. Umbabarauma é uma das mais famosas músicas de futebol do Brasil. Por aqui, colocamos a versão do Jorge Ben com Mano Brown, dos Racionais.

É uma partida de futebol – Skank

Qual brasileiro que gosta de futebol e não conhece essa música? Difícil, né?! Você pode não gostar, mas conhece bem os riffs dessa canção. Plus para o clipe, que foi gravado em um jogo de Atlético x Cruzeiro, no Mineirão. Alguns trechos foram gravados no Maracanã (essa você não sabia).



País do Futebol – Mc Guimê e Emicida

Rap e periferia também se identificam com o futebol. Mc Guimê fez uma parceria com o Emicida e fez essa baita música. O clipe mostra a molecada jogando no terrão e olha – tem uma participação especial de um craque no clipe. Quem sabe a letra, sabe quem participa. A batida da música é bem alto astral e envolvente.

Camisa 10 – Luís Américo

Música feita na Copa de 74. Com a saída de Pelé do time, a torcida brasileira ficou apavorada sobre quem assumiria a camisa 10. Luís Américo faz uma provocação ao técnico na época: “quem é que vai no lugar dele?”.

Não me arrependo desse amor – Attaque 77

A paixão argentina pelo futebol pode ser traduzida nessa música. “Não me arrependo desse amor” é a música mais cantada por torcidas do país vizinho.

El baile de la gambeta – Bersuit Vergarabat

 
Bersuit Vergarabat é um dos grupos que mais escreveram sobre futebol e suas músicas ressoaram por toda a América do Sul. Um dos mais importantes é El baile de la gambeta, onde combinam futebol com cotidiano e, claro, remetem aos dribles dos ídolos argentinos.

 

We Are One (Ole Ola) – Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte

Música tema da Copa no Brasil. Fora a falta de gingado do Pit Bull, a música rodou o mundo com esse clipe bem legal.

 

La La La – Shakira

Mais uma música da Copa do Mundo de 2014. Com participação de Carlinhos Brown, a música competiu com “We Are One” na posição de tema oficial. O clipe é genial, com a participação de vários craques.

Waka Waka (This Time for Africa) – Shakira

Essa música sacudiu o mundo em 2010. E meu Deus, que música! Shakira misturou os elementos essenciais de uma World Music para trazer Waka Waka ao mundo. Essa canção foi o tema oficial da Copa da África de 2010.
 
 

Waving Flag – K’naan

“Wavin’ Flag” é uma música do cantor K’naan, nascido na Somália. Essa música explodiu na Copa da África em 2010. A canção foi originalmente escrita para a Somália e as aspirações de seu povo pela liberdade. Ela foi regravada com vários artistas pelo mundo. No Brasil, K’naan regravou com o Skank.
 

War on the Terraces – Cockney Rejects

 
 
 
Você tem alguma canção ligada a futebol favorita? Manda aí nos comentários.
 
Artigos
Esportes no streaming
Se liga nesse artigo da Veja com a opinião do Bruno Maia!
Artigos
O tamanho do futebol
Tamanho da torcida x Tamanho do futebol, por Bruno Maia
Artigos
Nova economia do futebol
Descentralização econômica, diversificação de ativos e tokenização criam novas oportunidades de geração de receita para clubes
Artigos
Romário - Tudo sobre o Rei da Grande Área
Um dos mais poderosos atacantes da história do futebol
Artigos
Histórias do futebol: superações e reviravoltas incríveis
O futebol e suas incríveis histórias
Artigos
Copa de 94
A edição em que o futebol venceu
Ver mais