Estádios de futebol: lista com os mais tops do mundo
O estádio é o palco dos jogos e das emoções!

O estádio é o palco dos jogos. Ir a um jogo de futebol se tornou um programa para todos. Viver a emoção da partida, cantar pelo seu time, empurrar para a vitória. Todos esses ingredientes são fundamentais na experiência do torcedor. E o local é mesmo na cancha. E cada um dos estádios de futebol contam uma história diferente. Grandes, pequenos, luxuosos ou acanhados, todos eles representam o palco da emoção, o local aonde o jogador mostra seu talento. E onde o torcedor extravasa sua emoção!

O maior estádio do mundo

Hoje, o maior estádio do mundo é o Rungrado Primeiro de Maio, inaugurado em 1o de maio de 1989. Ele está localizado em Pyongyang, capital da Coréia do Norte. Esse estádio tem capacidade para 114 mil torcedores. Sua área total ultrapassa os 207.000 metros quadrados. Ele não pertence a nenhum clube. A propriedade é da Seleção da Coréia do Norte: é ali que ela manda os seus jogos.

O segundo colocado seria o Michigan Stadium, com capacidade para 106 mil pessoas. Mas ele pertence ao time de futebol americano universitário do Michigan Wolverine, da Universidade de Michigan. Então, o segundo maior estádio da nossa lista é o Melbourne Cricket Ground, que, apesar de ser originalmente construído para o Cricket, recebe também jogos de futebol da Seleção Australiana e do time de Melbourne. O estádio tem capacidade para 100 mil pessoas. Por fim, o terceiro maior estádio de futebol do mundo é o Camp Nou, do Barcelona. Com capacidade para 99.700 mil pessoas, hoje, o emblemático estádio do Barça é um dos maiores do mundo. Já recebeu jogos de Copa do Mundo e também duas finais de Champions League: 1988-89 e a decisão de 1998-99.

Falando em Liga dos Campeões, o estádio que mais recebeu finais de Champions League foi o Estádio Wembley. Os ingleses aparecem de novo por aqui por abrirem seus portões para 8 decisões da Champions. Wembley que já foi palco de decisão da Copa do Mundo, de 1966. Entretanto, os estádios que mais receberam decisões de Copa do Mundo foram: o Maracanã (1950 e 2014) e o Azteca, no México (1970 e 1986). Além disso, os mexicanos já receberam dezenove partidas de Copa e, por isso, possuem o recorde de maior número de jogos disputados em um mesmo estádio na história dos Mundiais. Pela Libertadores, o estádio Centenário, de Montevidéu, e o Estádio Nacional de Santiago do Chile lideram a lista e já receberam 8 decisões de Copa Libertadores, cada.

Estádios de futebol mundo afora

O estádio mais caro do mundo é o So-Fi Stadium, que teve o custo de 26 bilhões de reais(!) mas infelizmente, esse estádio não abriga jogos de futebol. Na mesma cidade, Los Angeles, já existe o Dignity Health Sports Park, para os jogos do Los Angeles Galaxy (antigamente) e casa atual do Chivas USA, ambos times da MLS. No entanto, o estádio Wembley, em Londres, é o estádio de futebol que custou mais caro no mundo, com 1 bilhão e meio de dólares no custo total.

Já o estádio mais charmoso do mundo, na nossa opinião, é o Craven Cottage, no bairro de Fulham, em Londres. O estádio pertence ao Fulham. Isso é a nossa opinião, afinal, não há como definir um parâmetro para a escolha do mais charmoso, já que essa escolha vai bem do gosto pessoal. E você, concorda com a nossa escolha?

Estádios brasileiros

O estádio mais caro do Brasil é o Neo Química Arena, que custou ao total R$ 1,6 bilhão. Já o maior do Brasil continua sendo o Maracanã. Ele é, hoje, o 25º maior estádio do mundo, entre todos estádios esportivos. Com capacidade para 78.800 pessoas, a construção que recebeu o nome do importante jornalista Mário Filho já recebeu mais de 180 mil pessoas no passado: mais precisamente no jogo entre Brasil x Paraguai, em 1969. Entretanto, após diversas reformas ao passar dos anos, o estádio encolheu sua capacidade. Mas nunca perdeu o seu charme.

E uma fera, que brilhou nesse palco, foi o Romário. Em breve você vai poder conferir o documentário O CARA, na plataforma HBO Max.

 

Artigos
Esportes no streaming
Se liga nesse artigo da Veja com a opinião do Bruno Maia!
Artigos
O tamanho do futebol
Tamanho da torcida x Tamanho do futebol, por Bruno Maia
Artigos
Nova economia do futebol
Descentralização econômica, diversificação de ativos e tokenização criam novas oportunidades de geração de receita para clubes
Artigos
Romário - Tudo sobre o Rei da Grande Área
Um dos mais poderosos atacantes da história do futebol
Artigos
Histórias do futebol: superações e reviravoltas incríveis
O futebol e suas incríveis histórias
Artigos
Copa de 94
A edição em que o futebol venceu
Ver mais